Educação Permanente na Atenção Básica: Contribuições da Teoria Sistêmica Frente à Violência Conjugal
Palavras-chave:
violência conjugal, educação em saúde, gênero, teoria sistêmicaResumo
A violência contra a mulher é historicamente concebida de maneira dual, onde há vítima e vitimizador.
Todavia, o sistema familiar exerce importante função em nosso desenvolvimento, pois é dali que
herdamos os nossos valores, crenças e aprendemos a nos relacionar com o mundo exterior. Portanto,
por ser um fenômeno que ocorre dentro da vida intrafamiliar, deixa marcas em cada um dos membros
inseridos neste núcleo familiar. Desta maneira, é importante compreender como tais questões se
desenvolvem e se apresentam nas famílias e no casal, possibilitando ao profissional de saúde um
olhar ampliado e qualificado. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo discutir a violência
conjugal, com contribuições da teoria familiar sistêmica e seus benefícios para a atuação dos
profissionais na atenção básica, através da educação permanente em saúde, efetivando a ação
educativa através de processos coletivos de trabalho.
Violence against women has historically been conceived in a dual way, where there is a victim and
a victimizer. However, the family system plays an important role in our development, as it is from there
that we inherit our values, and beliefs and learn to relate to the outside world. Therefore, because it is a
phenomenon that occurs within intra-family life, it leaves marks on each of the members inserted in
this family nucleus. In this way, it is important to understand how such issues develop and present
themselves in families and couples, allowing the health professional to have an expanded and qualified
view. Therefore, this article aims to discuss conjugal violence, with contributions from systemic family
theory and its benefits for the performance of professionals in primary care, through permanent health
education and carrying out educational action through collective work processes.