Interação Família-Trabalho de Docentes do Ensino Superior: Uma Revisão de Literatura
Palavras-chave:
interação família-trabalho, docentes, ensino superiorResumo
Realizou-se uma revisão narrativa da literatura que buscou identificar fatores relacionados à interação
família-trabalho de docentes do ensino superior. Foram pesquisadas as bases de dados Scielo, Pepsic,
Bvs-Psi, Lilacs, Index Psicologia, Ebsco-host, Medline e Google Acadêmico e analisados artigos
científicos, dissertações e teses. A análise da literatura ilustra a relevância de se estudar a interação
família-trabalho a partir dos fatores relacionados ao conflito entre essas duas dimensões, bem como
da interface positiva entre ambas. Se de um lado, tem-se a carga horária excessiva e sobrecarga de
papeis, que acarretam consequências negativas para o docente, como Síndrome de Burnout e conflitos
nas relações familiares; por outro, a possibilidade de conciliar família-trabalho também se relaciona à
possibilidade de retorno financeiro, realização pessoal e possibilidade de fazer um planejamento
profissional que contemple questões familiares e vice-versa. Por fim, sublinha-se a relevância do tema
ao campo das terapias de casal e família, pela consideração da indissociabilidade das esferas (família
e trabalho) na vida dos seres humanos.
A narrative review of the literature was conducted in order to identify factors related to family-work
interaction among higher education teachers. The databases Scielo, Pepsic, Bvs-Psi, Lilacs, Index
Psychology, Ebsco-host, Medline, and Google Academic were searched and scientific articles,
dissertations, and theses were analyzed. The literature analysis illustrates the relevance of studying the
family-work interaction based on factors related to the conflict between these two dimensions, as well
as the positive interface between them. If, on the one hand, there is an excessive workload and the
overload of roles, which bring negative consequences to the teacher, such as Burnout Syndrome and
conflicts in family relationships; on the other hand, the possibility of reconciling family-work is also related
to the possibility of financial return, personal fulfillment, and the possibility of making a professional plan
that contemplates family issues and vice-versa. Finally, the relevance of the theme to the field of couple and family therapy is emphasized, due to the consideration of the inseparability of the spheres (family
and work) in the life of human beings.