Estilos Parentais e a Relação com Traços de Personalidade de Crianças em Idade Escolar

Autores

  • Fabiane Priscila Muller da Costa Consultório Particular
  • Samantha Cristina Ritzel Cunha Feevale
  • Ana Paula Cervi Colling
  • Caroline de Oliveira Cardoso Cardoso Feevale

Palavras-chave:

estilos parentais, personalidade, práticas parentais, traços de personalidade

Resumo

As relações entre os cuidadores e as crianças têm se mostrado fundamentais para o desenvolvimento
infantil. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre estilos parentais (EP) com os traços de
personalidade das crianças. Participaram 50 mães e seus filhos de 10 a 12 anos, de três escolas
públicas. O questionário sociodemográfico e o Inventário de Estilos Parentais (IEP) foram respondidos
pelas mães e o IEP e o Questionário de Personalidade Junior-Eysenck pelas crianças. Foi realizado o
teste de normalidade Kolmogorov-Smirnova e após os dados mostrarem seguir distribuição normal,
utilizou-se a análise de correlação de Pearson através do Statistical Package for the Social Sciences
(SPSS) com um nível de significância p ≤ 0,05. Houve divergência quanto à percepção das crianças
em relação ao EP adotado pelas mães e da visão das mães sob seus estilos EP frente aos filhos.
Associações significativas demonstraram a existência da relação entre os EP das mães e os traços de
personalidade de seus filhos. A punição, disciplina relaxada, monitoria negativa, negligência e abuso
se correlacionaram de forma positiva, com intensidade de fraca a moderada, principalmente com os
traços de personalidade psicoticismo e neuroticismo.

Relationships between caregivers and children have been fundamental to child development. The aim
of the study was to investigate the relationship between these parenting styles (EP) with the children's
personality traits. Fifty mothers and their children aged 10 to 12 years, from three public schools
participated. The sociodemographic questionnaire and the Parenting Styles Inventory (IEP) were answered by the mothers and the IEP and the Junior-Eysenck Personality Questionnaire by the children.
The Kolmogorov-Smirnova normality test was performed and after the data showed to follow normal
distribution, using a Pearson correlation analysis using the Statistical Package for the Social Sciences
(SPSS) with a significance level p ≤ 0.05. There was disagreement regarding the children's perception
of the EP adopted by the mothers and the mothers' view under their EP styles in relation to their children.
Relevant associations demonstrated the existence of a relationship between the mothers' EPs and their
children's personality traits. Punishment, relaxed discipline, negative monitoring, neglect and abuse
were positively correlated, with weak to moderate intensity, mainly with personality traits, psychoticism
and neuroticism.

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Publicado

2022-12-20