Aproximações Recentes entre Construcionismo Social e Terapia no Contexto Acadêmico Brasileiro

Autores

  • Livia de Arruda Focchi
  • Emerson Fernando Rasera
  • Carla Guanaes-Lorenzi

Palavras-chave:

psicoterapia, construcionismo social, terapia narrativa, terapia colaborativa

Resumo

Este artigo teve como objetivo geral analisar as aproximações entre terapia e construcionismo social na atualidade do contexto acadêmico brasileiro. Para tal, foi desenvolvido um estudo bibliográfico qualitativo que analisou 26 pesquisas ligadas à divulgação das terapias construcionistas, publicadas nas plataformas CAPES, PePSIC e SciELO entre 2010 e 2021. A análise indicou que o tema investigado tem sido divulgado com pouca frequência no recorte acadêmico explorado, através de pesquisas que geralmente visavam investigar abordagens, conceitos e técnicas terapêuticas, processos terapêuticos e suas implicações, bem como a difusão de teorias e técnicas dentre terapeutas familiares. A análise também mostrou que tais pesquisas estiveram teoricamente influenciadas pelos discursos de Kenneth Gergen, Harlene Anderson e Sheila McNamee. As práticas relatadas estiveram especialmente influenciadas pela abordagem colaborativa de Anderson e Goolishian, pelos processos reflexivos de Andersen e pelas práticas narrativas de White e Epston. Além disso, compreendeu-se que a terapia construcionista tem sido associada ao estudo da comunicação, dos relacionamentos e da mudança dos sentidos de problema. Espera-se que este estudo dê visibilidade à literatura nacional sobre a clínica construcionista e que colabore para a sua difusão dentre terapeutas e psicólogos brasileiros.

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Publicado

2024-09-21