Parentalidade e Desenvolvimento Socioemocional: O Papel Preditivo dos Estilos e Práticas Parentais em Desfechos Socioemocionais de Pré-escolares

Autores

  • Emilly Schuch Martins UFRGS
  • Laura Sanguiné Formiga PUCRS
  • Bruna Cardoso Gerhardt PUCRS
  • Adriane Xavier Arteche PUCRS

Palavras-chave:

estilo parental, parentalidade, desenvolvimento emocional, pré-escolares, empatia

Resumo

A família é o primeiro ambiente social no qual a criança está inserida, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento das diferentes competências socioemocionais infantis. No entanto, são poucos os estudos que buscam compreender as influências dos estilos e práticas no desenvolvimento socioemocional ao longo da segunda infância. O objetivo deste estudo foi investigar a relação dos  estilos e das práticas parentais com o desenvolvimento socioemocional (reconhecimento de emoções, teoria da mente, empatia e tolerância a frustração) em crianças pré-escolares. A amostra foi composta por 100 responsáveis por crianças de 4 e 5 anos, que responderam de maneira online aos instrumentos. Os resultados mostraram que o estilo parental predominante foi o Democrático e a prática parental foi o Suporte Emocional. As análises de correlação apontaram, de maneira geral, associações positivas, moderadas e significativas entre a parentalidade e o desenvolvimento socioemocional infantil. Assim, os achados evidenciam a necessidade de se avaliar o contexto social no qual a criança está inserida e a importância de se desenvolverem intervenções que busquem potencializar as habilidades parentais positivas e saudáveis, ao invés de focar nas práticas e estilos que não devem ser adotados.  

Downloads

Publicado

2024-10-22