Conceitualização Cognitiva para Pais/Mães em Transição para a Parentalidade: Modelo de Avaliação para Parceiros(as) Coparentais

Autores

  • Lívia Lira de Lima Guerra UFSCar
  • Bruno Luiz Avelino Cardoso UFMG
  • Isabela Pizzarro Rebessi USP
  • Raquel Salvadori Sarmento UFSCar

Palavras-chave:

conceitualização cognitiva, coparentalidade, transição para a parentalidade

Resumo

A conceitualização cognitiva permite compreender o cliente, reconhecer o desenvolvimento de transtornos psicológicos, fortalecer a relação terapêutica, selecionar intervenções apropriadas e adaptar o tratamento conforme necessário. O objetivo deste estudo foi propor um modelo teórico de conceitualização cognitiva para parceiros coparentais em transição para a parentalidade. A coparentalidade é a relação entre os pais/mães para lidar com a educação de um ou mais filhos. O modelo de conceitualização proposto envolve duas etapas: (1) um processo de entrevista clínica inicial, com perguntas específicas sobre o relacionamento dos(as) parceiros(as) coparentais e (2) uma estruturação da conceitualização cognitiva com história da equipe coparental, processos cognitivos (crenças centrais, regras e expectativas sobre a maternidade/paternidade e expectativas sobre o relacionamento coparental), influências transgeracionais, estratégias de enfrentamento e consequências. A proposta aqui exposta auxilia na compreensão da dinâmica entre parceiros coparentais.

Downloads

Publicado

2024-10-29